Denominação: Pensamento Social e Político na América Latina
Código: 130290
Órgão: Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA)
Nível: Graduação

Turma A
Horário: Segunda-feira e Quarta-feira – 10:00 às 11:50
Local: PJC BT 077

1. Ementa

A disciplina busca oferecer ao estudante de Graduação em Ciências Sociais uma observação acerca do Pensamento Social e Político Latino-americano. A disciplina tem como objetivo apresentar a historicidade e a diversidade de pensamentos e teorias produzidas sobre a realidade latino-americana. Um olhar de longa duração que evidencia uma solida e ampla trajetória de produção intelectual na região, evidencias de uma identidade. Estudos, observações, ensaios, pesquisas, centradas nas análises da realidade local, regional e global, em tempos e espaços específicos, com temas e centralidades próprias.

2. Apresentação

Serão ministradas aulas dialógicas em que o envolvimento das(os) discentes será fundamental. Nas aulas de transição entre as unidades poderão ser sanadas dúvidas ou apresentar sugestões de mudança bibliográfica ou metodológica. Em aulas específicas, buscando incentivar a reflexão, serão apresentados um documentário e um filme. Haverá debates em sala de aula, em datas não marcadas, a partir de questões formuladas conjuntamente. Como chave analítica central se propõe a construção e desconstrução de identidades de gênero, marcadores sociais e sexuais. Se priorizarão debates e problemáticas suscitados durante os períodos conhecidos como ‘independência’ e ‘perspectiva crítica, buscando potenciar a circulação de bibliografia produzida no continente.

3. Didática e Avaliação

A menção final da disciplina será formada a partir da média aritmética das notas obtidas nas seguintes atividades:

  1. Participação dinâmica das(os) estudantes sobre os textos indicados na bibliografia[1]. Essa dinâmica engloba contribuições em aula com diálogos, questionamentos, comentários e críticas às leituras indicadas no plano de ensino; a expressão concisa e objetiva das ideias e argumentos; a demonstração de curiosidade epistemológica, de problematização crítica e de compreensão teórica do conteúdo da disciplina; observação de conduta ética no relacionamento com professores, colegas, funcionários e na realização das atividades propostas na disciplina;
  2. Apresentação de textos previstos na bibliografia a partir da segunda unidade[2];
  3. Artigo de até cinco páginas incluindo pelo menos três textos indicados na bibliografia. A elaboração desse trabalho será precedida de duas oficinas de introdução à escrita de trabalhos científicos, a realizarem-se em sala de aula nas datas previstas no cronograma.

Cálculo da Nota Final

( Participação + Apresentação de texto + Artigo ) ÷ 3

Menções

A forma de mensuração segue o Regimento da Universidade de Brasília, ou seja, será reprovado na disciplina o estudante que compareça a menos de 75% das aulas previstas no cronograma, ou obtiver média inferior a 5. Conforme o Regimento da Universidade de Brasília, a menção final na disciplina será atribuída de acordo com a escala abaixo:

Quadro de menções

Nota finalMenção final
De 9 a 10SS
De 7 a 8,9MS
De 5 a 6,9MM
De 3 a 4,9MI
De 1 a 2,9II
De 0 a 0,9SR

Observações:

  1. não obterão nota máxima os alunos que contarem com 6 faltas não justificadas durante o semestre;
  2. serão reprovados os alunos que contarem com mais de 6 faltas durante o semestre. Será considerada como justificativa, até o limite de seis ausências, as faltas por razões de saúde ou trabalho, e para participação em atividades acadêmicas, como assistência a defesas, seminários, congressos e apresentação de trabalhos, desde que comprovadas. Ressalte-se que a justificativa da ausência não abona a falta[3], conforme o Regulamento da UnB.

[1]Textos xerocados encontram-se disponíveis na copiadora do prédio Multiuso I, pasta da disciplina, professora Elizabeth Ruano. Textos, em formato PDF, poderão ser consultados em https://elizabethruano.com/ensino/psal/psal-20191/
[2] Na aula de 27 de março de 2019, se realizará o sorteio dos textos que deverão ser apresentados em sala de aula conforme instruções previamente definidas. Poderão ser solicitados horários extra aula para tratar de eventuais esclarecimentos sobre essas leituras.
[3] Não existe legalmente abono de faltas. Legislação Básica da UnB: Regimento Geral; Resolução CONSUNI n° 043/89 e Resolução CEPE n° 045/93.

Cronograma