Políticas de Acción Afirmativas en la América Latina

Políticas de Acción Afirmativa en América Latina

Livro
Elizabeth Ruano-Ibarra, Viviane de Melo Resende
Ruano-Ibarra, Elizabeth; Resende, V. (Org.) . Políticas de Acción Afirmativa en América Latina. Volume 1. 1. ed. São Paulo: Pontes, 2024. v. 1.
Publication year: 2023

Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior da América Latina: Experiências brasileiras

Livro
Elizabeth Ruano-Ibarra, Viviane de Melo Resende
Ruano-Ibarra, Elizabeth; RESENDE, V. (Org.) . Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior da América Latina: Experiências brasileiras. 1. ed. Campinas: Pontes, 2023. v. 1. 271p .
Publication year: 2023

Este livro tem como horizonte reflexivo a educação como direito fundamental e sua busca incansável pela transformação social.

Esse tema se correlaciona com o impacto da diversidade social na convivência e interação harmoniosa em contextos educativos, na originalidade e inovação face à complexidade imposta pelo nosso tempo. É um conteúdo relevante para os setores público e privado e para a sociedade civil.

Cada capítulo da obra descreve experiências na implementação de políticas afirmativas na educação superior em diferentes países da América Latina, enfatizando as dimensões social e étnico-racial.

O trabalho aborda a importância das estratégias institucionais e a necessidade de envolvimento da comunidade educativa para transformar as desigualdades sociais no campo educacional. Também contribui com literatura especializada e normas vigentes. Da mesma forma, evidencia e convida a conhecer os diferentes contextos e diversas condições do corpo discente universitário.

Políticas afirmativas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal): cotas para mulheres negras

Capítulo de Livro
M. C. S. Benigno, Elizabeth Ruano-Ibarra, M. A. Oliveira
BENIGNO, M. C. S. ; Ruano-Ibarra, Elizabeth ; OLIVEIRA, M. A. . Políticas afirmativas na universidade federal de Alagoas (Ufal): cotas para mulheres negras. In: Ruano-Ibarra, Elizabeth; Resende, Viviane. (Org.). Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior da América Latina: Experiências brasileiras. 1ed.Campinas: Pontes, 2023, v. 1, p. 127-154.
Publication year: 2023

Cátedra de empreendedorismo na Colômbia: obrigatoriedade e improvisação pedagógico-conceitual

Artigo em Periódico
Ruano-Ibarra, Elizabeth; RIVERA, Wilfred
Ruano-Ibarra, Elizabeth; RIVERA, Wilfred . Cátedra de empreendedorismo na Colômbia: obrigatoriedade e improvisação pedagógico-conceitual. INTERAÇÕES, v. 24, p. 537-553, 2023.
Publication year: 2023
Analisa-se o contexto de promulgação da Lei n. 1014, de 2006, e a implementação da Cátedra de Empreendedorismo em 19 Instituições de Educação Básica Secundária e Média (equivalentes, respectivamente, ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio, no Brasil) do município Popayán (Cauca, Colômbia). A discussão dos dados empíricos, obtidos mediante questionário de perguntas abertas ao professorado responsável, utilizou abordagem mista. A primeira fase analítica privilegiou a análise quantitativa das respostas obtidas. O segundo momento enfatizou a ênfase qualitativa, buscando a dialogicidade entre os dados empíricos, a literatura de referência e as fontes documentais. Como resultado, revelou-se a priorização da concepção empresarial, instrumental e economicista, do empreendedorismo e, com menor expressão, práticas curriculares diferenciadas da visão hegemónica. Conclui-se que a referida cátedra, imposta mediante lei, incidiu na improvisação pedagógico-conceitual derivada da marginação municipal da tomada de decisões em âmbito nacional.

Autoria de Mulheres e Desigualdade de Gênero no Ensino Superior

Artigo em Periódico
Elizabeth Ruano-Ibarra, Viviane de Melo Resende
RUANO-IBARRA, E. DEL S.; RESENDE, V. DE M.. AUTORIA DE MULHERES E DESIGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR. Linguagem em (Dis)curso, v. 23, p. e-1982-4017-23-20, 2023.
Publication year: 2023

Neste artigo, toma-se como dado discursivo a ementa e a bibliografia obrigatória de planos de ensino superior, visando contribuir ao debate sobre assimetrias de gênero na divulgação de conhecimento científico. A abordagem se insere nos estudos críticos discursivos de práticas institucionalizadas, cotidianas e naturalizadas que reafirmam desigualdades sociais no campo acadêmico. A proposta teórico-metodológica baseia-se nos conceitos de androcentrismo, despatriarcalização, paridade de gênero e pensamento latino-americano. Considerando o conceito básico de gênero situado, utilizam-se as categorias analíticas de léxico, interdiscursividade e intertextualidade. Como resultado, mapeiam-se formas de manutenção da primazia masculina e da sub-representação de mulheres, além de subordinações do gênero acadêmico ao burocrático.

Palavras-chave:
Androcentrismo; Pensamento latino-americano; Estudos críticos do discurso

Ações afirmativas para povos indígenas na Universidade de Brasília (UnB)

Capítulo de Livro
Elizabeth Ruano-Ibarra, C. Renault
Ruano-Ibarra, Elizabeth; RENAULT, C. . Ações afirmativas para povos indígenas na Universidade de Brasília (UnB). In: Ruano-Ibarra, Elizabeth; Resende, Viviane. (Org.). Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior da América Latina: Experiências brasileiras. 1ed.Campinas: Pontes, 2023, v. 1, p. 209-244.
Publication year: 2023

Ações afirmativas na Universidade de Brasília: reivindicações de mulheres

Capítulo de Livro
Elizabeth Ruano-Ibarra, Viviane de Melo Resende, Roberta Cantarela
Ruano-Ibarra, Elizabeth; RESENDE, V. ; CANTARELA, R. . Ações afirmativas na universidade de Brasília: reivindicações de mulheres. In: Ruano-Ibarra, Elizabeth; Resende, Viviane. (Org.). Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior da América Latina: Experiências brasileiras. 1ed.Campinas: Pontes, 2023, v. 1, p. 83-123.
Publication year: 2023

A sub-representação da autoria de mulheres na bibliografia de disciplinas de ensino superior

Artigo em Periódico
Elizabeth Ruano-Ibarra, Viviane Resende
RUANO-IBARRA, E.; RESENDE, V. A sub-representação da autoria de mulheres na bibliografia de disciplinas de ensino superior. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. especial, p. 1–31, 2023. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1909. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1909. Acesso em: 14 fev. 2024.
Publication year: 2023

Neste artigo analisamos alguns desdobramentos do silenciamento decorrente da prevalência da autoria masculina no estudo do pensamento latino-americano. Indagamos a reprodução de desigualdades de gênero, especificamente à sub-representação da autoria de mulheres no ensino superior e pós-graduado, e aportamos autorias desconhecidas no ensino convencional do pensamento latino-americano. Para essa discussão, exploramos dados resultantes de duas pesquisas: a primeira analisou nove edições do plano de ensino de uma disciplina de graduação sobre pensamento latino-americano; a segunda investiga autorias de mulheres do século XIX em publicações feministas e sobre movimentos de mulheres latino-americanas. Os instrumentos metodológicos de captura de dados são a revisão bibliográfica e documental; a última inclui a revisão de sites biográficos para compor os perfis autorais mencionados. Destacamos a incipiente inclusão da autoria de mulheres nos planos de ensino analisados e inventariamos 64 pensadoras, de 13 países latino-americanos.

 

As Mulheres nas Independências: Das Lutas Bolivarianas aos Levantes Brasileiros

Apresentação
Elizabeth Ruano-Ibarra, Viviane Resende
RUANO-IBARRA, E.; RESENDE, V. As Mulheres nas Independências: Das Lutas Bolivarianas aos Levantes Brasileiros. Disponível em: https://youtu.be/7sTRzRF5lYI. Acesso em: 25 jul. 2022.
Publication year: 2022

Apresentação na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SPBC, no dia 25.07.2022.

Povos Indígenas e Ensino Superior: Bolívia, Colômbia e Equador

Capítulo de Livro
Elizabeth Ruano-Ibarra, Tiago Franco
Ruano-Ibarra, Elizabeth; FRANCO, T. P. . Povos Indígenas e Ensino Superior: Bolívia, Colômbia e Equador. In: Renata Oliveria. (Org.). Debates contemporâneos sobre a região andina: política, economia e sociedade. 1ed.Foz de Iguaçú: Claec, 2021, v. 1, p. 27-40.
Publication year: 2021