Denominação: Introdução à Metodologia das Ciências Sociais – IMCS
Código: 134074
Órgão: Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA)
Nível: Graduação
Pré-requisito: SOL-134465 Introdução à Sociologia

Turma C
Horário: Segunda-feira e Quarta-feira – 08:00 às 09:50
Local: PAT AT 28

Turma D
Horário: Segunda-feira e Quarta-feira – 10:00 às 11:50
Local: PAT AT 101

Ementa

A disciplina tem por finalidade apresentar uma visão crítica sobre a ciência de modo geral e sobre as ciências sociais em particular. Busca introduzir aos métodos mediante os quais os pesquisadores sociais elaboram e questionam a sua aproximação com os fenômenos sociais em termos teóricos e metodológicos.

Objetivos

  • Propiciar espaços de debate sobre a produção de conhecimento nas Ciências Sociais;
  • Estimular uma atitude crítica quanto às características, requisitos, possibilidades e limites do conhecimento científico;
  • Incentivar a leitura crítica da bibliografia;
  • Realizar trabalhos científicos em equipe.

Avaliação

A menção final da disciplina será formada a partir da média aritmética das notas obtidas nas seguintes atividades:

Atividades individuais

  1. Controle de leitura: é obrigatória a leitura prévia de todos os textos indicados no cronograma. Realizaremos debates a partir da bibliografia proposta1,  para tanto, os e as discentes apresentarão oralmente seus posicionamentos – abstrações e/ou dúvidas –, a partir da leitura crítica do texto de referência para a aula respectiva.
  2. Prova escrita e dissertativa realizada em sala de aula, baseada na bibliografia. Será permitida a consulta das anotações e textos. Maiores esclarecimentos poderão ser solicitados com a monitora. Data da prova: 9 de maio de 2018 (único dia de realização).

Atividades coletivas

As equipes serão formadas voluntariamente. Cada uma terá máximo 4 e mínimo 3 discentes. As atividades coletivas são centrais na proposta pedagógica da disciplina, o não envolvimento com a equipe afetará a menção. A formação dos grupos ocorrerá na aula de 9 de abril de 2018.

  1. Apresentação de texto: cada equipe será responsável pela exposição, em sala de aula e na data predeterminada, dos aspectos centrais do texto sorteado2 além de informações relevantes sobre a trajetória acadêmica do(a) autor(a).
  2. Trabalho final: essa atividade objetiva incentivar a capacidade dissertativa mediante a construção de um problema de pesquisa em diálogo com a bibliografia da disciplina. Em sala de aula se realizarão oficinas voltadas para a elaboração coletiva dessa atividade. O trabalho final deverá ser enviado, por e-mail, em 27 de junho de 2018.

Cálculo da Nota Final

Nota controle de leitura + Nota prova + Nota da apresentação de texto + Nota do trabalho final

Quadro 1. Escala de menções

Nota final

Menção final

De 9 a 10

SS

De 7 a 8,9

MS

De 5 a 6,9

MM

De 3 a 4,9

MI

De 1 a 2,9

II

De 0 a 0,9

SR

Fonte: Regimento UnB

Frequência

Na UnB, a frequência mínima exigida para aprovação é de 75%3. A frequência inferior ocasionará a reprovação na disciplina, com a consignação da menção SR – Sem Rendimento4.
Deve ser observado o horário de início e conclusão da aula para fins de registro de presença. Cada discente deverá assinar apenas por si próprio, a assinatura no lugar do colega é falta grave que se desdobrará em sanções regulamentares.

1Textos xerocados encontram-se disponíveis na copiadora do prédio Multiuso I, pasta da disciplina IMCS, professora Elizabeth Ruano. Textos, em formato PDF, poderão ser consultados neste blog.
2Na aula de 9 de abril de 2018, se realizará o sorteio dos textos das unidades 2 e 3. Esses textos devem ser apresentados grupalmente em sala de aula.
3Não existe legalmente abono de faltas – Legislação Básica: Regimento Geral da UnB; Resolução CONSUNI n° 043/89; Resolução CEPE n° 045/93.
4Mais informações no Manual do Aluno de graduação.

Cronograma

Cronograma das Turmas C e D