Denominação: Introdução à Metodologia das Ciências Sociais – IMCS
Código: 134074
Órgão: Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA)
Nível: Graduação
Pré-requisito: SOL-134465 Introdução à Sociologia
Turma D
Horário: Segunda-feira e Quarta-feira – 08:00 às 09:50
Local: PAT AT 142 e ICC BT 168
Turma E
Horário: Segunda-feira e Quarta-feira – 10:00 às 11:50
Local: PAT AT 133 e ICC AT 114/7
A disciplina tem por finalidade apresentar uma visão crítica sobre a ciência de modo geral e sobre as Ciências Sociais em particular. Nesse sentido, busca introduzir aos métodos mediante os quais os pesquisadores sociais elaboram e questionam a sua aproximação com a realidade em termos teóricos e metodológicos.
Nas aulas acontecerão debates a partir da bibliografia proposta2. Para tanto, é exigida a leitura prévia de todos os textos indicados no cronograma. Se permitirão alterações à bibliografia proposta de acordo com às demandas da turma.
A menção final da disciplina será formada a partir da média aritmética das notas obtidas nas seguintes atividades:
Na UnB, a frequência mínima exigida para aprovação é de 75%4. A frequência inferior ocasionará a reprovação na disciplina, com a consignação da menção SR – Sem Rendimento.
1Os grupos serão formados por até 4 alunos, mínimo 3. A formação dos grupos ocorrerá na aula do dia 10 de abril de 2017.
2Textos xerocados encontram-se disponíveis na copiadora do prédio Multiuso I, pasta da disciplina IMCS, professora Elizabeth Ruano. Textos, em formato PDF, poderão ser consultados neste blog www.elizabethruano.com.
3Após a formação dos grupos, na aula do dia 10 de abril de 2017, se realizará o sorteio dos textos das unidades 2 e 3. Esses textos devem ser apresentados grupalmente.
4Não existe legalmente abono de faltas – Legislação Básica: Regimento Geral da UnB; Resolução CONSUNI n° 043/89; Resolução CEPE n° 045/93.
4Filme dirigido por Jennifer Phang (2015). Gwen Koh é a protagonista desse drama, uma mãe solteira com uma filha de 13 anos, que vive em um centro urbano que se assemelha a Nova York. Gwen é “porta voz” do Centro de Saúde Avançada e de Bem-estar, uma empresa que oferece tratamentos de saúde e beleza de última geração (tecnologia avançada/engenharia biomédica). Objetivo: problematizar o lugar da mulher contrastando a sociedade do filme com as nossas.