Denominação: Estudos Comparados sobre as Américas – ECsA
Código: 130311
Órgão: Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA)
Nível: Graduação
Turma A
Horário: Segunda-feira e Quarta-feira – 08:00 às 09:50
Local: ICC BT 012/62
O objetivo da disciplina é introduzir os alunos à metodologia comparada nas ciências sociais e apresentá-los a exemplos recentes de estudos comparados enfocando assuntos contemporâneos relacionados à cultura, identidade, sociedade e política nas Américas. Em sua primeira parte, o curso discute diferentes abordagens sobre os estudos comparados, diferenciando, inicialmente, o método comparado do experimental, estatístico, e estudo de caso. Em seguida, discutem-se variações nos estilos de se fazer comparação nas ciências sociais, resultando em desenhos de pesquisa variados. Por último, serão lidos exemplos de pesquisas comparadas nas Américas enfocando temas contemporâneos.
A disciplina apresenta os estudos comparados com o objetivo de demonstrar seu potencial para a renovação teórica e metodológica das Ciências Sociais. Isto implica reconhecer a contribuição singular dos estudos comparados para tensionar epistemologicamente a matriz paradigmática das Ciências Sociais, permitindo a construção permanente de novos objetos de pesquisa, conceitos e temáticas. No campo das Ciências Sociais praticadas na América Latina e no Caribe, os estudos comparados contribuem para superar o “provincianismo teórico” e o “nacionalismo metodológico” apontados como característicos da produção do conhecimento na região. Desse modo, os estudos comparados sobre problemáticas compartilhadas, dentre outras ocasionadas de maneira interdependente, em diferentes países e regiões do mundo, possibilitam abordagens mais amplas e profundas sobre fenômenos, situações e processos tidos como estritamente nacionais ou locais. A disciplina partirá, portanto, das propostas críticas de abertura e ampliação das Ciências Sociais advindas do pensamento decolonial para, em seguida, apresentar estudos e pesquisas comparadas sobre contextos e realidades latino-americanas que “dialogam com” ou que “servem de contraponto a” essa perspectiva.
Serão ministradas aulas expositivas, será avaliada a participação dinâmica das e dos estudantes sobre os textos indicados na bibliografia[1], além da realização de um artigo de até 5 páginas, serão realizadas duas oficinas de introdução à escrita de trabalhos científicos.
Observações:
A menção final da disciplina será formada a partir da média aritmética das notas obtidas nas seguintes atividades:
( Participação + Apresentação de texto + Artigo ) ÷ 3
A forma de mensuração segue o Regimento da Universidade de Brasília, ou seja, será reprovado na disciplina o estudante que comparecer a menos de 75% das aulas previstas no cronograma, ou obtiver média inferior a 5. Conforme o Regimento da Universidade de Brasília, a menção final na disciplina será atribuída de acordo com a escala abaixo:
Quadro de menções
Nota final |
Menção final |
De 9 a 10 |
SS |
De 7 a 8,9 |
MS |
De 5 a 6,9 |
MM |
De 3 a 4,9 |
MI |
De 1 a 2,9 |
II |
De 0 a 0,9 |
SR |
[1] Textos xerocados encontram-se disponíveis na copiadora do prédio Multiuso I, pasta da disciplina, professora Elizabeth Ruano. Textos, em formato PDF, poderão ser consultados em https://elizabethruano.com/ensino/ecsa-20182/
[2] Não existe legalmente abono de faltas. Legislação Básica da UnB: Regimento Geral; Resolução CONSUNI n° 043/89 e Resolução CEPE n° 045/93.
[3] Na aula de 4 de setembro de 2017, se realizará o sorteio dos textos que deverão ser apresentados em sala de aula conforme instruções previamente definidas. Poderão ser solicitados horários extra-aula para tratar de eventuais esclarecimentos sobre essas leituras.