“Minga” e AIR em Perspectativa Comparada. Formas e significados nos protestos indígenas na Colômbia e no Brasil

http://repositorio.unb.br/handle/10482/14059

RESUMO

Esta tese analisou, em perspectiva comparada, a “MINGA” e o AIR, protestos indígenas complexos realizados na Colômbia e no Brasil, respectivamente. O termo “MINGA”, sempre entre aspas e letras maiúsculas, busca diferenciar o protesto analisado nesta tese de outros fenômenos que também adotaram essa nomeação. Metodologicamente,optou-se por uma abordagem baseada na etnografia histórica,na análise do discurso crítica e na comparação analítica de casos específicos destacando os dados empíricos.A pesquisa documental abrangeu 149 documentos,observações diretas durante aproximadamente seis meses–dezembro de 2010 até fevereiro de 2011 e julho a setembro de 2010 – e 21 entrevistas com líderes dos dois protestos e com representantes de instituições indigenistas não governamentais. A partir do protesto como objeto de estudo e de conceitos partilhados por diferentes disciplinas buscou-se explorar a abordagem interdisciplinar. A noção enquadramentos da ação coletiva demostrou sua eficácia analítica nos estudos sobre o protesto social na sociologia, ciência política,antropologia e psicologia social. O trânsito interdisciplinar proveitoso dessa noção lhe conferiu centralidade no arranjo teórico-metodológico da análise do protesto indígena. A partir dessa noção, ressaltou-se o dinamismo indígena na criação, reelaboração e/ou atualização de significados para os protestos na Colômbia e no Brasil. A pesquisa tomou como ponto de partida um inventário inicial de 15 formas de protesto indígena. A análise comparada da “MINGA” e o AIR permitiu a construção de um inventário final composto por 32 formas de protesto indígena. Esta tese avançou na identificação de 17 novas formas de protesto indígena ainda não referidas na literatura académica. Diante dos dados empíricos, problematizou-se a natureza, o contexto de produção, o lugar de fala dos autores, as categorias discursivas mais frequentes e a dialogicidade entre as fontes pesquisadas. Quadros comparativos, linhas de tempo, fotografias e diários de campo foram importantes na vigilância tanto da fidelidade dos dados, quanto das armadilhas na análise. Os protestos indígenas estudados revelam estruturas de dominação nas relações entre os povos indígenas e os Estados colombiano e brasileiro. Defende-se o potencial analítico da categoria nativa protesto e das dimensões formas e significados na compreensão dessas relações. A análise revelou que, apesar dos direitos indígenas nesses países terem sido garantidos constitucionalmente,ainda continuam vigentes práticas sociais autoritárias que limitam seu pleno exercício. A tese evidenciou que as dimensões moral e simbólica desdobram-se em indicadores de satisfação que ratificam a eficácia dos protestos.

ABSTRACT

The present thesis analyzed comparatively two indigenous complex protests:“MINGA” from Colombia andAIR from Brazil. The methodology adopted consists of historical ethnography and critical discourse analysis (CDA).The documentary research consisted of 149 documents, a six month approximate period of direct observations and 21 interviews with leaders of the two indigenous protests as well as with representatives of non-governmental indigenous organizations.The notion of “collective action framing” showed its analytical efficacy in the study of social protest by sociology, social sciences, anthropology and social psychology. The helpful interdisciplinary transit of this notion gave centrality to the theoretical-methodological arrangement of the indigenous protest analysis.This notion made an indigenous dynamism in the creation, reinterpretation and/or actualization of the protests in Colombia and Brazil possible. This research had an inventory of 15 forms of indigenous protests as a starting point. The comparative analysis of the MINGA and the AIR made the gathering of a total of 32 forms of indigenous protests in those countries possible. This thesis contributed to identify 17 new forms of indigenous protests.Taking empirical data as reference, this thesis analyses the nature, the context of configuration, the authors positioning, the most frequent discursive categories and the dialogical dimension of all researched sources. The use of comparative charts, time lines, photographs and journals for the vigilance of data fidelity and its tricky analysis was essential.The indigenous protests studied here revealed domination structures in the relationship between indigenous people and the Colombian and Brazilian States. It is ratified in this thesis that there is analytical potential in the native category of protest, as well as in the dimensions, forms and meanings necessary to understand its relations. The research revealed that although indigenous rights have been constitutionally warrantied in both countries, there are still authoritarian social practices that limit the exercise of those rights. It has also made it clear that moral and symbolic dimensions can be unfolded into satisfaction indicators in order to ratify protest efficacy.

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