IMCS 2017/1

Denominação: Introdução à Metodologia das Ciências Sociais – IMCS
Código: 134074
Órgão: Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA)
Nível: Graduação
Pré-requisito: SOL-134465 Introdução à Sociologia

Turma D
Horário: Segunda-feira e Quarta-feira – 08:00 às 09:50
Local: PAT AT 142 e ICC BT 168

Turma E
Horário: Segunda-feira e Quarta-feira – 10:00 às 11:50
Local: PAT AT 133 e ICC AT 114/7

Ementa

A disciplina tem por finalidade apresentar uma visão crítica sobre a ciência de modo geral e sobre as Ciências Sociais em particular. Nesse sentido, busca introduzir aos métodos mediante os quais os pesquisadores sociais elaboram e questionam a sua aproximação com a realidade em termos teóricos e metodológicos.

Objetivos

  • Propiciar espaços de debate sobre a produção de conhecimento nas Ciências Sociais;
  • Estimular uma atitude crítica quanto às características, requisitos, possibilidades e limites do conhecimento científico;
  • Incentivar a leitura crítica da bibliografia;
  • Realizar trabalhos científicos em equipe1.

Avaliação

Nas aulas acontecerão debates a partir da bibliografia proposta2. Para tanto, é exigida a leitura prévia de todos os textos indicados no cronograma. Se permitirão alterações à bibliografia proposta de acordo com às demandas da turma.

A menção final da disciplina será formada a partir da média aritmética das notas obtidas nas seguintes atividades:

Atividades individuais

  1. Controle de leitura: os (as) alunos (as) apresentarão oralmente seus posicionamentos – abstrações e/o dúvidas – em todas as aulas, a partir da leitura crítica de cada um dos textos que compõem a bibliografia da disciplina.
  2. Prova escrita realizada em sala de aula, baseada na bibliografia. Data para a prova: 15 de maio de 2017 (único dia de realização).

Atividades grupais

  1. Apresentação de texto: Cada grupo deve expor, em sala de aula e na data predeterminada, os aspectos centrais do texto sorteado3 além de informações relevantes sobre a trajetória acadêmica do(a) autor(a).
  2. Trabalho final: essa atividade objetiva incentivar a capacidade dissertativa mediante a construção de um problema de pesquisa em diálogo com a bibliografia da disciplina. Em sala de aula se realizarão oficinas voltadas para a elaboração conjunta dessa tarefa. O trabalho final deverá ser entregue em 28 de junho de 2017.

Frequência

Na UnB, a frequência mínima exigida para aprovação é de 75%4. A frequência inferior ocasionará a reprovação na disciplina, com a consignação da menção SR – Sem Rendimento.

1Os grupos serão formados por até 4 alunos, mínimo 3. A formação dos grupos ocorrerá na aula do dia 10 de abril de 2017.
2Textos xerocados encontram-se disponíveis na copiadora do prédio Multiuso I, pasta da disciplina IMCS, professora Elizabeth Ruano. Textos, em formato PDF, poderão ser consultados neste blog www.elizabethruano.com.
3Após a formação dos grupos, na aula do dia 10 de abril de 2017, se realizará o sorteio dos textos das unidades 2 e 3. Esses textos devem ser apresentados grupalmente.
4Não existe legalmente abono de faltas – Legislação Básica: Regimento Geral da UnB; Resolução CONSUNI n° 043/89; Resolução CEPE n° 045/93.
4Filme dirigido por Jennifer Phang (2015). Gwen Koh é a protagonista desse drama, uma mãe solteira com uma filha de 13 anos, que vive em um centro urbano que se assemelha a Nova York. Gwen é “porta voz” do Centro de Saúde Avançada e de Bem-estar, uma empresa que oferece tratamentos de saúde e beleza de última geração (tecnologia avançada/engenharia biomédica). Objetivo: problematizar o lugar da mulher contrastando a sociedade do filme com as nossas.

Cronograma

Cronograma das Turmas D e E

Anúncios